terça-feira, 28 de agosto de 2012

VAI DAR TUDO CERTO!

Já reparou que toda vez que estamos enfrentando uma situação difícil alguém nos fala: “VAI DAR TUDO CERTO!”? Pois é, já passei por diferentes episódios e sempre que o negócio ficava feio, alguém tentava me animar falando isso...
Hoje, revendo no youtube o momento do acidente do Ayrton Senna, em 1994, ouvi Galvão Bueno – que narrava tudo com emoção – dizer que “daria tudo certo”. E ele foi além: “Deus está do lado de quem é bom, de quem faz o bem”. Ora, então Ele não esteve ali, naquele momento ou o Senna não era tão bom? A resposta é: UMA COISA NÃO TEM NADA A VER COM A OUTRA! Morte não é castigo e não morrem apenas os maus.
Uma vez, ao terminar um namoro (ou melhor, ao “ser terminada”! rs) sofri tanto, mas tanto, mas tanto que achei que nunca mais amaria alguém; e minhas amigas me abraçavam e diziam a famosa frase mágica. Naquele momento, tudo o que eu entendia com aquilo era: “Vocês vão voltar”. Anos depois entendi que DAR TUDO CERTO – pelo menos naquele caso – significava seguir outro caminho, encontrar meu marido, viver o que vivemos, casar e ter nossas filhas (e continuar vivendo o que estamos vivendo!).
Há poucos minutos caí na besteira de abrir um outro vídeo no youtube, mas esse mostrava uma matéria realizada num desses hospitais do Brasil sem nenhum recurso, medicamento e profissionais. Na cena, a mãe da menininha de aproximadamente 2 anos chorava desesperadamente ao ver a filha sem conseguir respirar direito por causa da pneumonia que deixava a pobrezinha sem nenhuma reação. Desespero meu também ao ver a cena e pensar nas minhas filhas, no meu plano de saúde, da sorte que tenho em saber que aquela não é a nossa realidade e do pesar em saber que aquela é a (DURÍSSIMA) realidade de tantos.
A repórter, extremamente sensibilizada com a cena, afaga a mãe e pede: “Calma. Vai dar tudo certo!” A matéria acaba com a cena da porta de uma UTI improvisada sendo fechada e com a voz da repórter dizendo que, minutos depois, a Ruth – a tal menininha que vai demorar a sair do meu pensamento – vinha a falecer. Não deu tudo certo... ou deu, não sei! Era a hora dela? A mãe precisava passar por isso para aprender algo (?)? Aquela médica precisava daquela experiência pra aprender algo? Sinceramente, não sei. O que sei é que a partir de agora vou me policiar para não dizer mais essa frase...
Quando seu time estiver disputando a final de um campeonato; quando alguém que você ama estiver mal; quando um amor chegar ao fim; quando um filho estiver doente; quando você precisar muito ouvir uma resposta positiva, faça o que vou tentar fazer a partir de agora: ao invés de dizer “Vai dar tudo certo”, diga “Está entregue nas mãos de Deus e ele fará o que tiver que ser feito. Que eu possa comemorar, ou que Ele me ajude a entender”.

3 comentários:

  1. Mas se Deus faz o que tem que ser feito, não está tudo certo? ;)
    Beijinho, amo você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Bia! E só entendi isso agora... nem sempre o que é "certo" pra gente é o "certo" que Ele tem planejado pra nós! :-)
      Tb te amo!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir