segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O QUE VALE A PENA "CURTIR"...

         Outro dia escrevi numa rede social que eu tenho percebido que a internet (e as redes sociais) são maravilhosas porque nos deixam perto das pessoas que estão longe, mas que ao mesmo tempo são muito ruins porque nos deixam longe das pessoas que estão perto. Quantas vezes, por puro vício ou mania, estamos tão concentrados nesses sites e olhando tudo o que acontece “lá”, que mal ouvimos quem está “aqui” do nosso lado querendo conversar?! Comigo já aconteceu MUITO, até eu começar a colocar as coisas na balança...
         Tenho dito, aflita, em conversas com os amigos que estamos vivendo uma época de avanço tecnológico imensa e intensa, enquanto marchamos de ré – quase na mesma velocidade – no que se refere às questões pessoais. O que anda acontecendo com as relações diárias, com as amizades cultivadas por anos, com os amores, com os pais e os filhos? Em casa, é comum conversarmos pelo computador enquanto um está na sala e o outro está no quarto... Tecnologia próxima, muito próxima; corações e olhos cada vez mais distantes! Que dó! Que retrocesso!
         Sei que seria hipocrisia desmerecer todas essas descobertas e facilidades que temos ganhado a cada dia (porque internet, e-mail, redes sociais e afins também ajudam, sim!), mas também é impossível falar só das coisas boas sem analisar – de forma imparcial – o quanto tudo isso vem distanciando as pessoas e criando um mundo paralelo.
         Enquanto há alguns anos resolvíamos mal entendidos cara a cara, olho no olho e numa conversa franca, hoje eliminamos problemas excluindo as pessoas de nossas listas de amigos virtuais. Temos construído relações apertando a opção “curtir”, e quanto mais “curtimos” mais amigos ficamos. É legal? É claro que é! Quantas pessoas passei a conhecer ou pude me aproximar depois dessa invenção? Mas não tenho dedos o suficiente pra contar quantas pessoas já “curtiram” coisas escritas por mim, já comentaram, elogiaram, concordaram ou discordaram e ao passar por mim na rua se comportaram como desconhecidas. Isso é criar relação? É claro que não!

         Sem nenhuma intenção de fazer campanha contra ou a favor (até porque realmente gosto de fazer parte de tudo isso e continuo com meu perfil, com minha lista de amigos, com meus posts, “curtindo”, “sendo curtida” com o maior prazer!), esse texto só tem uma intenção: dizer que acho um barato termos essa ferramenta a nossa disposição, mas que ela não pode virar a forma principal de nos relacionarmos com as pessoas; que ela não pode tomar o lugar das pessoas que estão ao nosso lado e que esperam um pouco mais do nosso carinho, da nossa atenção e da nossa presença; que não podemos julgar as pessoas por uma frase escrita, por uma foto compartilhada ou por uma brincadeira mal interpretada. Tudo isso tem que ser uma grande brincadeira... O que é sério de verdade e vale a pena, está além de uma tela de computador! Quem move nossos dias e faz pulsar nosso coração é palpável, tem cheiro, sentimentos e olhar e está bem ao nosso lado, podendo dizer olho no olho o quanto nos “curte”, nos ama e nos quer bem!

Um comentário:

  1. Parabéns Larissa..
    concordo com todo o texto..
    pura verdade.. abraços Marinelson

    ResponderExcluir