quarta-feira, 16 de maio de 2012

A MELHOR RELAÇÃO DO MUNDO

(Texto escrito para minha coluna RETICÊNCIAS UMA VÍRGULA, da Revista Città. Maio/2012)
         Se eu não tivesse minhas filhas talvez falasse de qualquer outro assunto, mas pertinho de celebrar o dia daquelas que geram a vida, que são colo a vida inteira e amor de ponta a cabeça, não me vem outra inspiração senão essa: a maternidade.
         Outro dia, vendo um comercial na internet, caí em prantos. Quanta emoção poder ver o que o nosso amor pode construir na vida dos nossos filhos, não é mesmo? Aqueles 2:04 mostram mães que, desde bem cedo, fizeram sacrifícios junto de sua prole (físicos, até!)  para que eles se tornassem grandes atletas. No decorrer da propaganda vamos acompanhando o crescimento daquelas crianças e comemorando cada vitória que é admirada pelos olhares cheios de lágrimas de cada mãe. No final surge a frase: “O trabalho mais difícil do mundo é o melhor trabalho do mundo.” Mais uma vez, eu tive que concordar.
         Ao passar do tempo venho percebendo que, mais difícil do que o cansaço físico e mental de educar os filhos é ver a roupinha daquele bebê, que antes cabia no seu colo, ficar curta e apertada; que eles estão preferindo a festa só com as amiguinhas do que um passeio com a mamãe. Acho difícil ver que está chegando a hora em que vai pintar a primeira paixão, as saídas noturnas, as baladas com a turma, e que aos poucos, vamos perdendo espaço e aquela necessidade que tanto nos sufocava, mas que ao mesmo tempo era tão confortável.
         Certa vez minha irmã me disse que não podemos lamentar o crescimento de nossos filhos porque “crescimento pressupõe saúde, rompimento de limites, vida vitoriosa. Não combina com sofrimento”, e é fato que depois disso passei a olhar esse transpor de fases com mais admiração e menos pesar. Comecei a comemorar minhas vitórias como mãe quando percebia os acertos e bons comportamentos delas, e a entender que o cansaço do “educar diariamente” tem recompensas diárias também.
         Passei a contemplar mais o fato de que minhas princesas estão crescendo não só em tamanho, mas também em sabedoria, alegria, graça e saúde, e a única coisa que sinto é gratidão e amor. Amor que vai ganhando um novo contorno a cada dia... oras rasura e bagunça nosso rascunho todo organizado, oras enche de cor o desenho sem graça que vínhamos rabiscando no papel da vida.
         Tenho uma amiga que, por motivo de saúde, precisa de duas injeções diárias - durante os 9 meses - para manter sua gravidez. Ela não teve medo e encarou com tanta coragem... Na verdade, pra que pudesse viver esse amor que ilumina a gente de dentro pra fora, ela tirou “esse pequeno detalhe” de letra. Marina nasceu linda e cheia de saúde. Agora, ela quis ser mãe outra vez, e há 6 meses toma as mesmas injeções, duas vezes por dia pra que seu rapazinho nasça lindo também; sem reclamar, sem arrependimento e sem dramas. Até porque ela já viu como vale a pena...
         Que todos os dias, mas especialmente nesse Dia das Mães, todas nós possamos receber abraços, beijos e todo o amor que houver nessa vida, muitas vezes representado num sorriso lindo que só vem lá no final daquele dia tão tumultuado, mas que faz tudo, tudo mesmo, ter graça, sentido e razão de ser. Que nossos filhos tenham saúde e que o perfume desse nosso dia especial, seja o cheirinho do abraço deles. Esse é o meu grande desejo a todas as Mães!

P.S: Veja o comercial e emocione-se você também: http://www.youtube.com/watch?v=RoQ1iYREvgI

Um comentário:

  1. Como sempre me emociono com seus textos. Hoje em dia é muito difícil ler textos escritos com o coração. Que Deus conserve tanta sensibilidade! Abraços, Cacá.

    ResponderExcluir