sábado, 27 de agosto de 2011

QUANTOS LADOS TEM A VIDA???

Você seria capaz de me dizer quantos lados a vida tem? E uma única história? Nossa, elas podem ter 2, 3, 4, 10 e até 1.000 lados, acredite!
Até bem pouco tempo (e falo em minutos!) eu achava que de qualquer lado que a pessoa estivesse, ela seria capaz de ver o meu. Achava que lá da posição dela, ela conseguia ver o que eu via, o meu painel de apresentação daquele episódio da vida. Mas eu descobri que cada lado é um lado mesmo. Cada lado é como um cômodo. Fechado. Lacrado. Com entrada e saída permitida só pra quem está disposto a defender o que se fala e o que se passa NAQUELE lado específico.
Eu achava que, posicionando minhas defesas – e até meus ataques, eu seria capaz de mostrá-los a quem estivesse em outros ângulos levantando a bandeira dos seus.
Mas eu entendi que isso é quase sempre impossível. Determinado e escolhido o lado em que nos posicionamos, nos comportamos como peças coloridas em jogo de tabuleiro: você até pode achar a outra cor bonita, mas jamais permitirá – com alegria e satisfação – que ela avance e passe as casas à sua frente.
Depois que escolhemos nosso lado na história e na vida, defendemos tudo o que faz parte daquilo com unhas e dentes. E todos os demais também. É cada um defendendo sua verdade, suas razões e seus sentimentos. Não dá pra largar o osso e vir correndo pra saber os meus porquês e o que se passa no MEU coração. Eu já entendi...
Do mesmo jeito que é importante pra mim, é importante para ele, e para o outro e para o outro... e assim vai. Cada um com suas coisas importantes da vida!
            E quando prevemos a força que precisamos ter nos braços para levantar essa ou aquela bandeira (e a força será determinada a partir do tamanho da bandeira que queremos levantar!), é preciso saber que outros braços também estão se fortalecendo por conta de seus estandartes... e aí, é preparar o coração pra que essa batalha não vire guerra, e pra que a força dos braços não machuque ninguém...

Como eu descobri isso?

É que sempre passeia uma Iguana espertinha no meu “jardim da vida” e ela costuma me dar umas dicas valiosas, às vezes com poucas palavras... mas sempre com muita profundidade e valia. E eu costumo ouvir tudo com muita atenção... e usar!

Um comentário:

  1. Pois esta Iguana aqui AMA passear no seu jardim e quer fazer isso forever and ever and ever, minha amiga-irmã!!!! Saiba que as coisas que falo para vc vem do meu coração e não tem pretensão alguma de ensinar nada, acho que por isso é que vc sempre ouve tão bem!! Cada vez mais eu tenho a certeza de que somos somente instrumentos nas mãos de um Deus que nos ama e que nos usa como mensageiros de suas palavras!! Bjs!! Te amo!!

    ResponderExcluir